Jericoacoara recebe blitze educativas da Semace de combate à fumaça negra

13 de setembro de 2016 - 15:14

Ter, 13 de setembro de 2016, 15h12

IMG-20160913-WA0072Em Jericoacoara, 345 veículos do ciclo a diesel credenciados pela Prefeitura de Jijoca serão vistoriados em blitze do Programa de Combate à Fumaça da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), no período de 13 a 15 deste mês. Com caráter educativo e de conscientização ambiental, a operação foi motivada por uma solicitação da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente Municipal à Superintendência. Em uma próxima ação, as blitze serão punitivas, com multas que variam de R$ 1.614,40 e 6.457,60.

As vistorias ocorrerão na entrada da cidade de Jijoca (Rua São Francisco) e na Av. Manuel Teixeira, em pontos de embargue e desembargue turístico feitos por caminhonetes, topics, vans, entre outros. Segundo o secretário de Turismo e Meio Ambiente do Município, José Bezerra, praticamente todos os veículos desse tipo passaram IMG-20160913-WA0071por investimento de melhorias promovidos pela Prefeitura. "Os condutores são pessoas que merecem ser informadas sobre as condições de funcionamento de seus carros", destacou Bezerra.

As blitze são realizadas pela equipe de técnicos da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo) da Semace, que medem a fumaça preta dos veículos com a escala de Rigelmann Ruduzido, constituída por colorações que permitem verificar o grau de poluição. O objetivo do Programa é reduzir os impactos ambientais causados pela fumaça negra dos veículos a diesel.

Nesta terça-feira (13), os agentes da autarquia vistoriaram 50 veículos, desses, 28 apresentaram índices de fumaça preta acima do permitido pela legislação. "O problema maior desses carros são bomba e bico desregulados e que precisam passar por manutenção. Dentre os carros vistoriados, as pickup's mais antigas são as que mais demonstram isso", explicou o agente da Semace, Francisco de Oliveira.

Durante as blitze, os agentes da Semace estão alertando os condutores sobre o caráter educativo da ação e orientando sobre a manutenção dos veículos. Na ocasião, os técnicos também comunicam que em uma próxima operação feita pela autarquia, os condutores poderão passar por punição, de acordo com a legislação ambiental vigente, caso o veículo apresente irregularidade. As ações contam com o apoio de agentes de trânsito do município de Jijoca de Jericoacoara.

Ana Luzia Brito