Cinco veículos autuados por excesso de fumaça em Fortaleza

12 de setembro de 2016 - 15:16

Seg, 12 de setembro de 2016, 15h12

Fortaleza foi a cidade escolhida pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) para ações do Programa de Combate à Fumaça Negra, nos dias 8 e 9 de setembro. As blitze aconteceram nas avenidas Demétrio Menezes e Juscelino Kubitschek, respectivamente. Durante os dois dias, 238 carros movidos a diesel foram inspecionados e cinco autuados por excesso de fumaça.

Para saber a intensidade de fumaça emitida pelos automóveis a autarquia usa a escala de Ringelmann Reduzido, composta por cinco colorações, que variam do cinza claro ao preto total. Na oportunidade, é feita uma análise comparativa da coloração do material expelido pelo carro com um dos índices da escala.

O objetivo da Semace ao realizar essas fiscalizações rotineiramente é tentar amenizar a poluição atmosférica ocasionada pela queima do combustível. A falta de manutenção do motor do veículo é um dos principais fatores para a emissão em excesso de fumaça. Os valores aplicados aos autuados variam de R$ 1.614 a R$ 6.457.

Desconto

O responsável pelo carro pode conseguir reduzir em 50% o valor da multa, de acordo com a Portaria nº 136 da Semace. Para obter o desconto, o veículo irregular deve ser levado à sede da autarquia em um prazo de até 15 dias, a contar da autuação, para passar por uma nova vistoria. Constatada que a emissão de fumaça está dentro dos padrões o valor da multa cai pela metade.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov