Cerca de 100 imóveis por dia realizam seus cadastros rurais no CAR

19 de setembro de 2016 - 15:33

Seg, 19 de setembro de 2016, 15h16

No Ceará, cerca de 100 imóveis por dia realizam seus cadastramentos rurais no Sitema de Cadastro Ambiental Rural (SICAR). A estimativa é baseada no último boletim do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), referente ao mês de agosto, com o total de 57.568 propriedades cadastradas. O Governo do Estado, através da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e Sema, mobiliza estratégias de implantação do sistema com meta de atingir o máximo de registros de 182 municípios cearenses que dispõem de área rural.

Em julho, a demanda atingiu 54.608 imóveis cadastrados no SICAR. O aumento desse resultado é consequência do trabalho desenvolvido pela equipe de técnicas da Diflo da Semace, e de demais técnicos dos escritórios regionais da autarquia, localizados em Sobral e Crato. Algumas estratégias têm como objetivo nivelar ações com os parceiros, dentre eles, SDA, Ematerce e Idace. A Semace, além de participar de atividades conjuntas, desenvolve ações focadas em 109 municípios, objeto do contrato com o BNDES.

Como parte dessas atividades, a Semace e parceiros que estão engajados na implementação do CAR no Ceará se reunirão no dia 20 de setembro, no auditório da Superintendência, para discutir sobre a realização de seminários regionais. No dia 30, a Semace deverá receber representantes do SFB para que a autarquia repasse o módulo de cadastros ao Idace relativo aos assentamentos estaduais.

CAR

O Cadastro Ambiental Rural é um registro eletrônico no âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, tendo como benefício a regularização ambiental das áreas degradadas do país, bem como criar uma base de dados completa sobre a situação ambiental. Com isso é possível criar estratégias para monitoramento e controle dos recursos naturais do Estado.

Os interessados em buscar informações ou agendar atendimentos podem entrar em contato com a Semace/Diflo, através do telefone 32648117, ou pelo e-mail duvidas.carce@semace.ce.gov.br.

Ana Luzia Brito
Twitter: @Semace