Animal ameaçado de extinção é devolvido voluntariamente à Semace

6 de setembro de 2016 - 15:55

Ter, 6 de setembro de 2016, 15h53

Na manhã d2esta terça-feira (6), a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) foi procurada por uma senhora para a devolução de um pássaro da espécie Eupsittula cactorum, conhecida popularmente como Periquito da Caatinga. A ave integra a lista da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (CITES) e para ser criada em cativeiro deve ser registrada e adquirida em locais autorizados, o que não era o caso.

Segundo o fiscal ambiental da Semace, Roberto Cavalcante, o fato da cidadã ter procurado o órgão ambiental para entregar voluntariamente o animal silvestre faz com que ele seja beneficiado com a anistia da multa, no caso de espécies ameaçadas de extinção com o valor de R$ 5.000 por unidade. A legislação também garante que nenhum processo será aberto nas esferas administrativa e criminal para punições futuras como uma forma de incentivar atitudes desse tipo.

Há aproximadamente 20 dias a Semace apreendeu duas aves da mesma espécie em Fortaleza. Os animais estavam em uma residência no Bairro de Fátima sob a responsabilidade de uma mulher, que acabou sendo multada em R$ 10.000. Roberto Cavalcante acredita que pelo fato da ação ter sido noticiada por alguns veículos da imprensa local a cidadã pode ter decidido entregar o pássaro para evitar o risco de ser autuada pela posse de animal silvestre sem autorização.

A Semace disponibiliza o Disque Natureza (0800-275-2233) para denúncias de irregularidades ambientais no Ceará. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, nos horários de 8 às 12h e de 13 às 15 horas. A autarquia garante o sigilo do denunciante. Para ações específicas de fauna, há também o e-mail atendimento.fauna@semace.ce.gov.br e o telefone (85) 3254-3083. Caso alguém queira realizar a entrega de outro animal silvestre pode entrar em contato e se informar sobre o procedimento adequado.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov