Veículos a diesel são inspecionados pela Semace em Fortaleza

1 de agosto de 2016 - 14:28

Seg, 1 de agosto de 2016, 14h28

Mais de 320 carros movidos a diesel foram vistoriados pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) em Fortaleza no período de 26 a 28 de julho. Do total, 13 apresentaram emissão de fumaça acima do permitido. As blitze ocorreram na Rua Glauco Lobo e nas avenidas Osório de Paiva e Jornalista Tomás Coelho. Segundo levantamento do Programa de Combate à Fumaça Negra, os caminhões lideram os casos de poluição, seguido pelos veículos utilitários e ônibus.

Os automóveis autuados recebem uma multa que pode variar de R$ 1.614,40 a R$ 6.457,60. As medições do índice de fumaça negra são feitas com a utilização da escala de Rigelmann Reduzida, constituída de cinco colorações, que variam do cinza claro ao preto total. As emissões que atingem as escalas de 20% e 40% estão dentro dos padrões estabelecidos. Já nas de 60%, 80% e 100% o veículo é autuado.

O objetivo da Semace ao realizar essas fiscalizações rotineiras do programa é tentar amenizar a poluição atmosférica resultante da queima do combustível. A falta de manutenção do motor do veículo é a maior culpada pela emissão em excesso de fumaça. A Superintendência dá a dica aos proprietários que eles procurem regularmente fazer as correções necessárias no veículo para que se evite a poluição do meio ambiente e riscos à saúde humana.

Apoio

A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) colaborou com o trabalho da Semace durante os três dias de blitze organizando o tráfego dos veículos nas vias escolhidas para a ação.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov