Técnicos de monitoramento da Semace apresentam balanço de atividades de junho e julho

8 de agosto de 2016 - 11:30

Seg, 8 de agosto de 2016, 11h20

Técnicos da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo) da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) se reuniram na sexta-feira (5), no auditório da autarquia, para tratar do balanço das atividades desenvolvidas pelo setor entre os meses de junho e julho de 2016. Na ocasião, os agentes apresentaram resultados dos programas de Combate à Fumaça Negra, Monitoramento das Praias e das Indústrias, além de outras ações exercidas pela Geamo. “A realização da Avaliação Mensal dos Resultados nos mostra parâmetros para aplicarmos novas metodologias que ajudarão a dar celeridade e mais eficiência nos trabalhos desenvolvidos pela Superintendência”, disse a gerente do setor, Maira Brandão.

Os dados do laboratório da Geamo referentes aos meses citados contabilizam 394 coletas, 387 laudos, 11 boletins e dez pareceres técnicos. Os números correspondem às atividades de balneabilidade das praias de Fortaleza, RMF e demais municípios litorâneos do Estado, monitoramento de recursos hídricos e indústrias. Parte desses estudos servem de suporte para diretorias de licenciamento e fiscalização da Semace, além de contribuírem com solicitações do Ministério Público.

No mesmo período, o Programa de Combate à Fumaça Negra, que tem como objetivo minimizar os impactos dos veículos movidos a diesel, atingiu a marca de 2.801 veículos vistoriados, com 143 desses autuados, em 29 blitze realizadas pelos agentes da gerência. O trabalho também permite a emissão de certificados para postos de combustíveis que transportam cargas perigosas e empresas que trabalham com veículos movidos a diesel, a exemplo caminhões de fossas.

Outras atividades também estão na programação da Geamo, dentre elas: a assinatura do Contrato com a Agência Nacional de Águas, que destaca o Estado do Ceará como um dos primeiros na lista técnica em relação ao monitoramento dos recursos hídricos; a elaboração do Diagnóstico Ambiental do Programa de Monitoramento dos Recursos Hídricos; a medição de vazão de alguns recursos hídricos do Estado e o estágio supervisionado de nove alunos das escolas José Ivanilton Nocrato (Guaiuba) e Eusébio de Queiroz (Eusébio).

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @semace
Facebook: semace.gov