Técnicos agrícolas de Deputado Iratuan Pinheiro recebem capacitação do CAR

11 de agosto de 2016 - 14:43

Quin, 11 de agosto de 2016, 14h29

A programação da Diretoria Florestal (Diflo) da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) se mantém focada na implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no estado do Ceará. Com o objetivo de formar novos multiplicadores no Estado, técnicas da Diflo promovem nesta quinta-feira (11) e sexta-feira (12) treinamento sobre o cadastramento para representantes do município de Deputado Irapuan Pinheiro, no Sertão Central. “Sabemos a necessidade dessa regularização, e já esperávamos sobre as exigências da lei. É necessário que se cumpra”, disse o técnico agrícola, Diassis Amorim, ao avaliar a metodologia do cadastramento.

A capacitação mostra aos agentes o passo a passo do Sistema do Cadastro Ambiental Rural para que agricultores que possuam até quatro módulos fiscais possam realizar seus cadastros. O treinamento tem duração de 12 horas/aulas e está sendo facilitado pelas técnicas florestais, Patrícia Nara Ribeiro e Andréa Limaverde. Na metodologia, as agentes da Semace explicam também sobre a legislação federal n° 12.651/2012, que estabelece diretrizes do CAR.

Agendamento

A Diflo da Semace está disponível para receber representantes de instituições públicas, sindicatos e associações para agendar esse tipo de capacitação. Para isso, a Superintendência disponibilizou dois meios de comunicação para informações sobre o CAR. o telefone (85) 3264-8117 e o e-mail duvidas.carce@semace.ce.gov.br.

O que é o CAR

Trata-se de um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais de até quatro módulos fiscais. A ferramenta é importante para auxiliar no planejamento do imóvel rural e na recuperação de áreas degradadas, além de promover a preservação dos demais recursos naturais, contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental.

 

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov