Semace terá reforço da Caritas na divulgação do Cadastro Ambiental Rural

3 de agosto de 2016 - 16:42

Qua, 3 de agosto de 2016, 16h35

Dioceses de todo o estado poderão se engajar na divulgação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), junto aos mais de 300 mil pequenos proprietários cearenses. O primeiro passo, neste sentido, foi dado, nesta terça-feira (2), durante reunião entre representantes da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), executora do CAR, e do movimento Caritas, da Conferência nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Entre as ações acertadas, está a divulgação do CAR na Folha Diocesana de Itapipoca, edição de agosto. O jornal é elaborado pela Caritas e distribuído entre as paróquias do município. O site que a Conferência dos Bispos do Brasil mantém na internet também abrirá espaço para explicar a importância e as vantagens do cadastramento. No próximo dia 24, o CAR será apresentado na sede da CNBB, em Fortaleza.

O CAR é um registro eletrônico do MMA obrigatório a todos os imóveis rurais. Seu objetivo é colher informações ambientais georreferenciadas referentes à situação das áreas de preservação permanente (APP), reservas legais, florestas, remanescentes de vegetação nativa, áreas de uso restrito e espaços consolidados das propriedades e posses rurais no Brasil. Com base nos dados recebidos, a ideia é fomentar e criar estratégias para controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do país, bem como realizar um planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

Saiba mais

A Caritas é conhecida por realizar importante trabalho junto às famílias e comunidades sertanejas com o intuito de melhorar suas condições de vida e resolver o problema da água para o consumo humano, facilitando o acesso a estruturas e equipamentos de captação da água da chuva e de aproveitamento sustentável de mananciais hídricos.

Alberto Perdigão
Assessor de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov