Semace representa o Governo do Ceará no maior evento de energia eólica da América Latina

30 de agosto de 2016 - 16:07

Ter, 30 de agosto de 2016, 16h

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) está participando da 7ª edição do Brazil Windpower, maior evento de energia eólica da América Latina, que acontece de hoje (30) a quinta-feira (1), no Centro de Convenções SulAmérica, Rio de Janeiro-RJ. O evento conta com a participação das principais autoridades do setor, que debaterão a respeito do crescimento do mercado, além de terem a oportunidade de trocar informações e realizarem negócios. A Semace é a responsável pelo licenciamento ambiental dos grandes empreendimentos geradores de energia no Ceará, incluindo os que utilizam o vento para essa geração.

Representando a Semace estão o gerente de Licenciamento Ambiental, Carlos Alberto Mendes, e o supervisor do Núcleo de Impacto Ambiental, Wilker Sales. Completam a caravana cearense o secretário adjunto de Energia, Mineração e Telecomunicações da Secretaria da Infraestrutura do Estado, Renato Rolim, e o presidente e 1º secretário da Câmara Setorial de Energias Renováveis da Agência de Desenvolvimento do Ceará, Jurandir Picanço e Adão Linhares, respectivamente.

Atualmente, o Brasil já atingiu a marca de 10 gigawatts (GW) contratados, o que indica mais de 5 mil aerogeradores instalados ou em fase de implantação no país. A estimativa é que em 2019 seja alcançado o número de 18,8 GW. A energia eólica representa hoje 6% da matriz energética brasileira. De acordo com o que foi programado no ‘Plano Decenal de Expansão de Energia 2024’, elaborado pelo Governo Federal, esse quantitativo pode chegar a 12%.

O Brazil Windpower 2016 é uma realização da GWEC, Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) e Grupo CanalEnergia.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov