Registros do CAR no Ceará apontam aumento em julho

19 de agosto de 2016 - 17:01

Sex, 19 de agosto de 2016, 16h40

O Estado do Ceará contabiliza o total de 54.608 imóveis cadastrados no CAR, segundo dados refentes ao mês de julho do boletim Serviço Florestal Brasileiro (SFB), divulgados nesta quinta-feira (18). A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), através da Diretoria Florestal (Diflo), está à frente desses resultados que mostram crescimento no número de cadastros de janeiro (28.044) até julho, representando quase o dobro de propriedades cadastradas.

O aumento da demanda envolve a atuação dos escritórios regionais da Semace, somada às ações integradas com o licenciamento ambiental e atividades florestais. Além disso, a autarquia também atua para que os atendimentos presenciais e por telefone possibilitem a conclusão dos cadastrados ao público interessado. Segundo a Diflo, outro fator relevante é o incentivo do Serviço Florestal Brasileiro, no desenvolvimento de mecanismos integrados com os órgãos estaduais de meio ambiente, auxiliando na resolução de entraves decorrentes do SICAR.

De acordo com a Diretoria Florestal da Semace, a partir de julho desse ano foram intensificadas as mobilizações nos municípios pelas técnicas Evaneida Peixoto, Telma Sampaio, Edilene Queiroz, Maria José Holanda e Geryslandia Grangeiro, estimulando a integração com os agentes municipais, socializando as atividades a serem executadas com recursos do BNDES e do governo do Estado do Ceará. “A expectativa da equipe é que os números de adesão de imóveis no CAR continuem crescendo e que o objetivo da regularização ambiental em âmbito estadual se concretize”, informou a técnica florestal, Tereza Farias.

Para a Diflo, a parceria entre Sema, Semace, SDA, Idace, Ematerce e todos os atores sociais envolvidos direta ou indiretamente permitirão sensibilizar os proprietários e posseiros a importância do CAR para o planejamento ambiental de seu imóvel rural.

Ao todo, a Diretoria Florestal da Semace soma 55 municípios contemplados com treinamentos de agentes para atender demandas sobre o cadastramento. A capacitação tem como objetivo formar multiplicadores e cadastradores para que os mesmos possam auxiliar de forma gratuita os pequenos proprietários rurais (até quatro módulos fiscais) a se cadastrarem no CAR e divulgarem as questões relacionadas ao cadastramento. As exigências do cadastro atendem recomendações do novo Código Florestal (Lei nº 12.651/2012).

Capacitação do CAR

A Diretoria Florestal da Semace está disponível para receber representantes de instituições públicas, sindicatos e associações para agendar treinamentos do CAR. Para isso, a Superintendência disponibilizou dois meios de comunicação para informações: (85) 3264-8117 e o e-mail duvidas.carce@semace.ce.gov.br.

Ana Luzia Brito
Twitter: @Semace