Programação especial comemora Dia dos Pais na Semace

16 de agosto de 2016 - 14:58

Ter, 16 de agosto de 2016, 15h

A Superintendência Estadual do Meio AmIMG_20160816_091934232_HDRbiente (Semace) promoveu na manhã desta terça-feira (16) uma programação alusiva às comemorações do Dia dos Pais. O evento ocorreu no auditório Régia Nântua, na sede da própria autarquia, e teve a participação dos colaboradores que desfrutam da paternidade. O momento contou com palestra, depoimentos e lanche para os pais.

A superintendente adjunta da Semace, Virgínia Carvalho, foi quem deu as boas-vindas aos convidados, parabenizando todos pela experiência de ser pai e ressaltando a relevância dentro de uma família e, principalmente, junto aos filhos. “Hoje vivemos em uma rotina cansativa, mas é importante que o pai tenha sempre uma presença na vida dos filhos de maneira qualitativa, já que não dispomos de tanto tempo. Se a criança o chamar para brincar, aquele tempinho dedicado a ela, mesmo fadigado do dia de trabalho, é fundamentalIMG_20160816_092913931_HDR”, disse Virgínia.

Em seguida, foi a vez do professor e psicólogo, Sidney Rodrigues, ministrar uma palestra sobre o tema “O desafio de ser pai”. O palestrante trouxe reflexões a cerca da convivência diária, como situações nas quais os pais se veem sem saber o que fazer ou arrependidos por alguma atitude que classificaram como errada para o momento. No entanto, Rodrigues disse que só não errou aquele que nunca fez nada, pois não existe receita certa para criar os filhos.

O psicólogo mostrou que as relações entre pais e filhos, atualmente, são bem diferentes de décadas passadas. Nos anos 1970, o papel paterno era apenas levar o sustento para dentro de casa, ficando a cargo da mãe cuidar da criação das crianças. Atualmente, esse processo está modificado. A figura materna passou a trabalhar fora e as responsabilidades com os filhos compartilhadas.

Para finalizar a programação, o diretor Administrativo-Financeiro da Semace, Ivan Botão, destacou a mudança em sua vida ao ser pai. Botão confidenciou que passou a enxergar o mundo de outra maneira após a experiência da paternidade. “Fico imaginando o que seria de mim se não fossem meus três filhos. Não consigo nem pensar”, reforçou o diretor.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov