Técnicos da Semace participam de mais uma edição do curso básico de análise espacial

7 de julho de 2016 - 13:50

Qui, 7 de julho de 2016, 13h50
curso 1
Ocorre nesta semana, entre os dias 4 e 8, na Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará, mais uma edição do curso básico de Análise Espacial Aplicada ao Licenciamento e Fiscalização Ambiental. Participam da capacitação aproximadamente 20 colaboradores da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Com uma carga de 40 horas, o curso tem como finalidade treinar o corpo técnico para o uso de um sistema de informação geográfica na elaboração e análise de mapas simplificados que auxiliem no trabalho de fiscalização e licenciamento ambiental da autarquia.

Durante os cinco dias de curso os participantes estudarão sobre as configurações e aplicabilidades da versão 2.10 do QGIS, bem como complementos e plugins que podem auxiliar e melhorar a funcionalidade do programa. Nas ações planejadas paracurso 2 execução do software, os participantes treinarão a determinação de áreas protegidas por lei, como reservas legais em propriedades rurais, zonas de amortecimento a partir das delimitações das unidades de conservação etc.

Definição de áreas de preservação permanente (APP) ao redor de recursos hídricos, de acordo com o que prega o novo Código Florestal, informações sobre APP’s de declividade e topos de morro a partir do Modelo Digital de Terreno (MDT) são ações que também constam no cronograma da capacitação.

O curso terá encerramento com um estudo de caso das áreas de preservação permanente da zona urbana de Sobral, localizado na zona norte do Ceará. O instrutor é o fiscal ambiental da Semace e, atualmente, titular da Diretoria Regional da autarquia naquele município, Ulisses Costa, graduado em saneamento ambiental e mestre em geografia pela Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Fhilipe Augusto
Twitter: @Semace