Técnicos da Semace assistem palestra sobre tecnologias para tratamento de efluentes e águas

18 de julho de 2016 - 14:37

Seg, 18 de julho de 2016, 14h37

DSC01210O corpo técnico da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) se reuniu na manhã desta segunda-feira (18), no auditório Régia Nântua, na sede da autarquia, para assistir à palestra “Águas e Efluentes: tecnologias atuais de tratamento e as tendências”. O conteúdo apresentado ficou por conta do diretor da empresa ACS Engenharia Ambiental, Adler Crispim, que apresentou produtos e métodos utilizados por sua empresa.

Crispim informou que atualmente o material usado na confecção dos tanques de tratamento é composto por resinas plásticas com reforço de filamentos de vidro. “Ele possui uma alta resistência química, gerando menos custos e ocupando uma menor área. Sua manutenção também é mais barata e o material possui boa durabilidade, sendo mais adequado que o uso de aço e concreto”, ressaltou.

Para sistemas de tratamento de água, Adler Crispim disse que já existem equipamentos, filtros e outros métodos modernos que gastam menos água, energia e produtos químicos, ocasionando uma economia financeira e sem tanto desperdício. Processos de dessalinização e de tratamento para águas salobras também foram citados. Segundo Crispim, os métodos usados podem deixar a água do mar potável e contribuir inclusive com a qualidade da água encontrada no subsolo cearense, comumente com alto índice de sal.

No caso do tratamento de efluentes de origem biológica, o palestrante citou o processo supercompacta, que utiliza apenas um módulo, recebendo o efluente e o transformando em água em apenas cinco horas.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov