Semace promove blitze no Interior para combater excesso de fumaça emitida por veículos

11 de julho de 2016 - 16:06

Seg, 11 de julho de 2016, 16h05

O Programa de Combate à Fumaça Negra da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realizou ações no interior do Ceará. Como resultado da operação, 12 automóveis, de 376 vistoriados, foram autuados por apresentarem emissão de fumaça acima do permitido. As blitze ocorreram nos municípios de Ocara, Quixadá, Canindé e Baturité, no período de 4 a 7 de julho, respectivamente. A autarquia contou com o apoio do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRE) na organização do trânsito.

Ao promover esse trabalho, a Semace busca minimizar a poluição atmosférica ocasionada pelos automóveis movidos a diesel, através do sistema de escapamento. Para monitorar a quantidade de material expelido, a Superintendência utiliza a escala de Ringelmann Reduzido, composta por cinco níveis colorimétricos, que variam do cinza claro ao preto total.

Os testes são feitos visualmente. Na oportunidade, o técnico da Semace compara a cor da fumaça emitida pelo carro com a coloração contida em um dos níveis da escala. Nos casos em que o veículo se enquadra em 20 e 40%, referentes às cores mais claras, o automóvel está dentro dos padrões. Já quando apresenta 60, 80 e 100% de densidade na fumaça, é emitido um auto de infração.

A Semace pede aos motoristas que busquem ficar atentos às manutenções periódicas de seus veículos. Em muitos casos, o excesso de fumaça é decorrência do mau funcionamento do motor. Essa poluição oriunda dos automóveis é prejudicial à saúde humana e ao meio ambiente.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov