Semace dobra o número de ações de fiscalização no semestre

12 de julho de 2016 - 09:42

Ter, 12 de julho de 2016, 9h40

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) fechou o primeiro semestre com o recorde de 1.586 ações de fiscalização realizadas. O número é 103,6% maior que o alcançado no mesmo período do ano passado, com 779 ações, e 69,8% maior que o resultado do segundo semestre de 2015, com 934.

As ações foram realizadas pelos fiscais da Semace, em todo o estado, a partir de denúncias da população, por meio do Disque Natureza (ligação gratuita: 0800.2752233); de solicitação do Ministério Público, de demandas dos processos de licenciamento ambiental ou em operações focadas em áreas de maior vulnerabilidade.

De acordo com o diretor de Fiscalização da Semace, Tiago Bessa, “o recorde segue uma tendência de elevação iniciada em 2015, quando melhoramos o nosso planejamento e a otimização dos recursos”. Para Bessa, três operações também influenciaram positivamente no resultado: a Potyguaras, junto a unidades de produção da carcinicultura; a Ignis, em empresas que consomem carvão vegetal; e a Óleo de Pedra, em postos de combustíveis.

Outro resultado positivo da Semace está no número de autuações, que chegou a 569 no semestre. O número é 44,7% maior que o alcançado no mesmo período do ano passado (393) e 14,7 % a mais que no semestre passado (496). Entre os motivos mais comuns das autuações estão as obras clandestinas ou irregulares; a retirada, comercialização ou transporte de mata nativa; a criação desautorizada de animais; e a falta de licença ambiental.

Alberto Perdigão