Semace capacita agentes de Irauçuba com treinamento do CAR

21 de julho de 2016 - 15:51

Quin, 21 de julho de 2016, 15h40

IMG-20160721-WA0002Os esforços para a implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no Ceará é uma constante dentro da programação da Diretoria Florestal (Diflo) da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Com o intuito de formar multiplicadores no Estado, a autarquia promove nesta quinta-feira (21) treinamento sobre o cadastramento para agentes da Federação das Associações do município de Irauçuba. “É um cadastro que não é complicado de se fazer, porém um pouco demorado mas necessário”, disse o agente, Eliel Barroso, analisando o sistema.

O minicurso tem como objetivo mostrar aos agentes o passo a passo do Sistema do Cadastro Ambiental Rural para que agricultores que possuam até quatro módulos fiscais possam realizar seus cadastros. O treinamento tem duração de 8 horas/aulas e está sendo ministrado pelas engenheiras florestais da Semace, Jaine Cubas, Marcela Eberius e Patrícia Nara.

Na metodologia, as agentes esclarecem também sobre a legislação federal n° 12.651/2012, que estabelece diretrizes do CAR. “Com esses recursos que as técnicas mostram aqui, dificilmente vamos precisar ir até o imóvel dos posseiros e proprietários”, analisou o agente da FAE, Marlucio Agapito, em relação ao campo de preenchimento do sistema que solicita informações sobre coordenadas geográficas das áreas rurais.

A Diflo da Semace está disponível para receber representantes de instituições públicas, sindicatos e associações para agendar esse tipo de capacitação. Para isso, a Superintendência disponibilizou dois meios de comunicação para informações sobre o CAR. o telefone (85) 3264-8117 e o e-mail duvidas.carce@semace.ce.gov.br.

Sobre o CAR

O CAR é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais de até quatro módulos fiscais. A ferramenta é importante para auxiliar no planejamento do imóvel rural e na recuperação de áreas degradadas, além de promover a preservação dos demais recursos naturais, contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental.

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov