Número de laudos laboratoriais emitidos pela Semace cresceu mais de 40% nesse primeiro semestre

27 de julho de 2016 - 17:01

Quar, 27 de julho de 2016, 14h

O número de laudos laboratoriais emitidos pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) cresceu mais de 40%, segundo levantamento feito pela Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo) da autarquia. Os dados se referem ao comparativo do primeiro semestre de 2016, com 430 laudos, em relação ao mesmo período do ano passado, com 304. “Por tratar-se de um setor de monitoramento ambiental, a ferramenta de avaliação periódica dos resultados é de fundamental importância tanto para podermos acompanhar os resultados metodológicos internos da superintendência, como para trabalhar os dados levantados da qualidade ambiental do Estado do Ceará”, avaliou a gerente da Geamo, Maira Brandão.

A Geamo atua com três laboratórios equipados para análises de parâmetros ambientais em amostras de águas superficiais e subterrâneas, efluentes líquidos, domésticos, hospitalares e industriais. Os equipamentos dão suporte para os programas de Balneabilidade das Praias de Fortaleza (31 pontos coletados semanalmente), Região Metropolitana de Fortaleza e demais municípios litorâneos (34 pontos coletados mensalmente), Coleta e análise de efluentes para licenciamento ambiental; de Automonitoramento, de Monitoramento Ambiental das Águas Superficiais dos Principais Rios do Estado do Ceará e Seus Afluentes, que contempla as 11 bacias hidrográficas do Estado, totalizando 93 pontos de amostragem coletados trimestralmente; de Atividades Acadêmicas – Científicas (Estágios) – suporte técnico, com capacitação de alunos de universidades e rede pública estadual.

Os laboratórios são ferramentas para a execução das atividades de monitoramento e controle da Semace, através da avaliação da qualidade. Para Maira, o crescimento do resultado está relacionado à aplicação de novas metodologias, dentre elas a Avaliação Mensal dos Resultados (AMR). O aumento de laudos também está associado às ações de logística implantadas durante o primeiro semestre deste ano, envolvendo planejamento, organização, compromisso da equipe técnica. “Isso reflete na agilização da emissão de laudos que dão suporte para o licenciamento, monitoramento, fiscalização da Semace”, explica a gestora da Geamo.

As ações dos laboratórios reforçam o atendimento do Disque Natureza da Semace e atendimentos particulares de diversas instituições do Estado. O trabalho dos equipamentos envolve a preparação do material, com a esterilização e identificação antes do uso, bem como a coleta das amostras e a emissão de laudos de análises, de forma a atender as normas e legislações ambientais vigentes.

Ana Luzia Brito
Twitter: @semace