Semace promoverá visita guiada durante “Achados do mar de Fortaleza”

7 de junho de 2016 - 14:39

Ter, 7 de maio de 2016, 14h35

Nesta quarta-feira (8), dia em que se comemora o Dia Mundial dos Oceanos e o Dia Municipal do Boto Cinza – patrimônio natural de Fortaleza, uma campanha educativa será promovida na Praia de Iracema com o intuito de conscientizar sobre a disposição correta do lixo no litoral. O evento “Achados do mar de Fortaleza” é uma iniciativa da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, organização Limpa Brasil e projeto A Mar!. A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) enviará um técnico que fará uma visita guiada com um grupo de 30 crianças.

Na oportunidade, Macson Sousa falará sobre a situação atual da qualidade da água do mar fortalezense. O representante da Superintendência explicará a metodologia utilizada pela autarquia para a elaboração semanal do boletim de balneabilidade das praias da Capital. Além disso, Sousa informará as principais causas para a poluição e os riscos que elas representam à vida marinha. A visita deve ter início às 9 horas, logo após as crianças participarem de uma palestra sobre o boto cinza.

A escola de mergulho Mar do Ceará estará presente com cerca de 15 mergulhadores para realizar a limpeza do mar na região do espigão da Rua João Cordeiro. A coleta dos resíduos ocorrerá, também, na faixa de areia e nos espigões próximos. O material recolhido será pesado para se ter uma amostra da quantidade de lixo que é despejada inadequadamente no litoral.

O ponto de encontro será uma tenda armada em frente ao Hotel Sonata, localizado na Avenida Beira Mar, nº 848. A organização do evento pede aos participantes que estejam no local às 7 horas para começarem a organizar as atividades. Sugere-se que todos usem bonés, óculos escuros e roupas leves e confortáveis.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov