Semace multa 14 veículos em blitze de combate à fumaça negra em Fortaleza

6 de junho de 2016 - 11:34

Seg, 06 de junho de 2016, às 11h30.

DSC04654Duzentos e noventa e sete veículos do ciclo a diesel foram vistoriados em Fortaleza por técnicos da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) durante três dias de blitze do Programa de Combate à Fumaça Negra. Dos automóveis abordados de 1 a 3 de junho, 14 foram autuados por emitirem fumaça preta acima do permitido pela legislação, com multas de R$ 1.614,40 a R$ 6.457,60. “Temos observado uma redução no número de veículos com altos índices de poluição. Isso mostra que as intensificações do Programa da Semace têm gerado preocupação aos motoristas com a questão de estarem adequando seus carros”, analisa o técnico da autarquia, Francisco Oliveira.

As blitze ocorreram em corredores considerados estratégicos das avenidas Osório de Paiva (Canindezinho), Coronel Matos Dourado (João Arruda) e Silas Monguba (Serrinha). As vistorias foram realizadas com medições através da escala de Ringelmann Reduzido, composta por cinco cores, que variam do cinza claro ao preto total. A ferramenta indica 20, 40, 60, 80 e 100% de fumaça.

De acordo com a Semace, os valores das multas aplicadas podem ser reduzidas em 50%. O infrator que apresentar o carro irregular à superintendência, no prazo de 15 dias a contar do dia de sua autuação, poderá receber o benefício caso seja constatada a conformidade do veículo na nova vistoria.

A ação da Semace contou com o apoio de agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC).

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação
Twitter: @semace
Facebook: semace.gov