Projeto de urbanização em Mundaú é discutido durante audiência pública

27 de junho de 2016 - 14:05

DSC06738 Seg, 27 de junho de 2016, 14h

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) presidiu na última sexta-feira (24), na praia do Mundaú, município de Trari, audiência pública para apresentação e discussão do projeto e estudo ambiental da urbanização da praça da Barra do Mundaú e da construção do calçadão de pedestre. O evento aconteceu na Escola Zefinha Ribeiro Barroso e contou com a presença de populares, lideranças comunitárias, representantes da Prefeitura, entre outros.

A obra, de interesse da Secretaria de Turismo do Ceará, consiste na construção de um calçadão interligando a Praça do Centro de Promoção Turística e Ambiental (CTPA) à Praça da Barra, com 796,85 m de extensão e cinco metros de largura. O projeto contempla a DSC06747urbanização de três pontos de acesso já existentes para a praia através do calçadão.

Segundo o biólogo e representante da empresa Ambiental Consultoria e Projetos (responsável pela elaboração do estudo), Danilo Saraiva, a concretização da obra vai gerar 86 impactos nos meios físico, biótico e socieconômico da região. Desses, 56 foram classificados como benéficos e 30 negativos. Saraiva ressaltou que uma série de planos e programas de monitoramento devem ser colocados em prática para mitigar e minimizar as adversidades.

O projeto inclui ainda dois quiosques com sanitários acessíveis e chuveirões; pergolados para área de mesas dos quiosques; arquibancada para a quadra existente; quadra de voleibol de areia com arquibancada e pérgolas de apoio; anfiteatro e acessibilidade universal. A área da praça já existente é de 11.095,40 m². A justificativa para a intervenção é que o local serve de convergência para os moradores da praia do Mundaú e turistas que a visitam, em busca de saúde, lazer e entretenimento.

O supervisor do Núcleo de Impacto Ambiental (Nuiam) da Semace, Wilker Sales, considerou a audiência válida para fins de licenciamento ambiental e explicou as fases existentes no processo. Além disso, o supervisor informou que a equipe da Superintendência responsável pela análise do estudo ambiental já visitou a área e produzirá um parecer técnico para submetê-lo ao Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema), que deliberará sobre a emissão da licença prévia da obra.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov