Programa de Combate à Fumaça Negra da Semace acusa maior número de veículos autuados desde sua existência

27 de junho de 2016 - 13:32

Sex, 27 de junho de 2016, 13h20

A autarquia realizou novas blitze em quatro municípios do Estado resultando em 33 multas dos 479 veículos vistoriados.

O Programa de Combate à Fumaça Negra da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) acusou a maior quantidade de veículos autuados desde sua existência. Foi o que informou a equipe da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo) da autarquia, que na última operação do programa realizada no Interior do Estado de 21 a 24 de junho, multou 33 veículos dos 479 vistoriados. De acordo com o balanço da Geamo, 93,2% dos carros encontravam-se dentro dos padrões, e 6,8% estavam fora.

O Programa existe desde 1990 e tem como objetivo reduzir o número de veículos a diesel que emitem poluição através da fumaça preta. As blitze ocorreram nos municípios de Ipu, Tianguá, Sobral, Itapipoca, respectivamente. Em Ipu, dos 95 vistoriados, cinco foram multados. Tianguá teve 109 automóveis vistoriados e cinco multados. Sobral contabilizou 135 carros vistoriados e 11 multados. Em Itapipoca, dos 140 vistoriados, 12 foram multados.

As vistorias são realizadas com os técnicos da Geamo medindo a fumaça dos veículos com a escala de Rigelmann Ruduzido constituída por colorações que permitem verificar o grau de poluição. As multas variam de R$ 1.614,40 a R$ 6.457,60, podendo ser reduzidas em 50%. O infrator que apresentar o carro irregular à Semace, no prazo de 15 dias a contar do dia de sua autuação, poderá receber o benefício caso seja constatada a conformidade do veículo na nova vistoria.

As blitze contaram com o apoio de agentes da Polícia Militar e Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual.

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov