Mapa de área rural feito à mão por agricultor sinaliza conscientização ambiental para regularização do CAR

24 de junho de 2016 - 16:43

Sex, 24 de junho de 2016, 16h30

DSC04757 DSC04758 Vinte e nove hectares de uma área rural desenhados à mão em uma cartolina chamou a atenção da equipe de técnicas da Diretoria Florestal (Diflo) da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) que faziam atendimento do Cadastro Ambiental Rural (CAR) na manhã desta sexta-feira (24), na sede da autarquia. Produzido pelo agricultor aposentado, Raimundo Rodrigues, o material tinha como intuito retratar a situação ambiental da propriedade familiar do posseiro no município de Tururu, incluindo áreas de APP, recursos hídricos, reserva legal além de acessos e construções.

O trabalho utilizou técnica simples através de desenho do agricultor com ajuda de familiares, tendo como objetivo transferir as informações para o SICAR. “Isso mostra a consciência ambiental que o senhor Raimundo tem em cumprir as normas. Como ele mesmo disse: não quer ser um degradador, mas sim um conservador, e cumprir a lei. Nossa expectativa é que esse exemplo seja replicado para outros”, disse a técnica da Diflo, Tereza Farias. Segundo a gestora, o cadastro do agricultor não pôde ser concluído por ele não apresentar a coordenada geográfica delimitando corretamente a propriedade. “O imóvel é muito antigo e o posseiro teve dificuldade de regularizar a documentação”, informou Tereza, ressaltando que as dificuldades do CAR são mais de ordem fundiária do que ambiental.

Nesse ano, a Diflo registra o total de 110 atendimentos do CAR presenciais em sua sede localizada em Fortaleza. A diretoria destaca que está fazendo o levantamento de atendimentos feitos via e-mail e telefone. Na capital, o atendimento pode ser feito na Rua Jaime Benévolo, nº 1400, das 08h às 17h. Outra alternativa para tirar dúvidas é através do e-mail duvidas.carce@semace.ce.gov.br. Além disso, os técnicos da autarquia estão disponíveis através dos contatos: (85) 3264-8117 e (85) 3101-5546 (Diretoria Florestal/Fortaleza), (88) 3102-1288 (Crato) e (88) 3614-8779 (Sobral).

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov