Colaboradores da Semace participam de curso para uso de sistema de informação geográfica

21 de junho de 2016 - 15:42

Ter, 21 de junho de 2016, 15h40

Parte do corpo técnico da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) está participando do curso de Análise Espacial Aplicada ao Licenciamento e Fiscalização Ambiental, na Escola de Gestão Pública do Ceará, entre o dias 20 e 24 de junho. Com uma carga de 40 horas, a capacitação tem como objetivo aprimorar o conhecimentos dosparticipantes para o uso de um sistema de informação geográfica na elaboração e análise de mapas simplificados que auxiliem no trabalho de fiscalização e licenciamento ambiental da autarquia.

Durante o curso os participantes terão acesso às configurações e aplicabilidades da versão 2.10 do programa QGIS, bem como complementos e plugins que podem auxiliar e melhorar sua funcionalidade. Nas ações planejadas para execução do software, o grupo terá que determinar áreas protegidas por lei, como por exemplo reservas legais em propriedades rurais, zonas de amortecimento a partir das delimitações das unidades de conservação, entre outros.

Definição de áreas de preservação permanente (APP) ao redor de recursos hídricos, de acordo com o que prega o novo Código Florestal, informações sobre APP’s de declividade e topos de morro a partir do Modelo Digital de Terreno (MDT) são ações que também constam no cronograma da capacitação.

O curso terá encerramento com um estudo de caso das áreas de preservação permanente. O instrutor é o fiscal ambiental da Semace e, atualmente, diretor regional da autarquia em Sobral, Ulisses Costa, graduado em saneamento ambiental e mestre em geografia pela Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Fhilipe Augusto