Coema aprova duas obras do Governo e um complexo eólico em Amontada

3 de junho de 2016 - 13:37

DSC06595Sex, 3 de junho de 2016, 13h30

O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) se reuniu nesta quinta-feira (2), na sede da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), ocasião na qual o colegiado aprovou a emissão das licenças prévia para a Barragem Jucá, em Parambu, e Teleférico Caldas, em Barbalha, ambos de interesse do Governo do Ceará. Um complexo eólico em Amontada e de interesse da empresa Atiaia Energias S.A. também recebeu o aval do conselho.

A Barragem Jucá terá capacidade de acumular 31,8 milhões de m³ de água, beneficiando cerca de 35.000 habitantes. O Teleférico interligará a Vila do Caldas ao Mirante do Cruzeiro. O equipamento comportará quatro duplas de cadeiras subindo e descendo o trajeto de 550m com 180m de altura de uma estação para outra. A vDSC06573elocidade será de 1,4 m/seg e capacidade de comportar 660 pessoas por hora.

O complexo eólico em Amontada será composto por três centrais, que terão capacidade para gerar até 78,2 megawatts (MW). Ao todo, o empreendimento contará com 46 aerogeradores. O terreno arrendado para a implantação do parque é de 1.399 hectares (ha) e pertence à Fazenda Amontada, localizada a 1,5 km da sede do município.

A apresentação da proposta de criação do Parque do Cocó aos conselheiros também estava em pauta. Contudo, moradores de algumas comunidades localizadas na área a ser contemplada pela unidade de conservação compareceram com o objetivo de discutir o tema. Em virtude da pauta ser extensa e o tempo curto, ficou acordado entre o Coema e os populares que o item seria retirado de pauta e uma reunião extraordinária ocorrerá dia 9 de junho exclusivamente para tratar desse assunto.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov