13 carros flagrados poluindo em blitze da Semace na RMF

17 de junho de 2016 - 13:50

Sex, 17 de junho de 2016, 13h50

A equipe do Programa de Combate à Fumaça Negra da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realizou blitze em Aquiraz, Maracanaú e Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), de terça-feira (14) a quinta-feira (16). Na ocasião, 190 veículos movidos a diesel foram vistoriados para que a quantidade de material particulado oriundo dos escapamentos fosse monitorado. Desse total, 13 estavam emitindo fumaça acima do permitido pela legislação e cada um recebeu uma multa no valor de R$ 1.614,40.

O objetivo da Semace com a realização das blitze é minimizar a poluição atmosférica ocasionada pela emissão de fumaça negra dos automóveis que utilizam como combustível o diesel, a exemplo de ônibus, caminhões, 4×4, transportes alternativos etc. Contudo, o trabalho não visa ser apenas punitivo. Segundo o integrante da equipe do programa, Francisco Oliveira, busca-se a conscientização dos responsáveis pelos carros de que a manutenção do veículo é fundamental para que este fique adequado às normas estabelecidas e, consequentemente, não polua o meio ambiente.

Oliveira informou que o aumento da emissão de fumaça negra pode ocorrer em decorrência do filtro de ar sujo, bomba de combustível desregulada, tanque de combustível com sujeira, bicos de injeção alterados, entre outros fatores.

Vistoria

A medição da intensidade de fumaça emitida pelo escapamento é feita com o auxílio da escala de Ringelmann Reduzido, composta por cinco cores, que variam do cinza claro ao preto total. Na oportunidade, o técnico da Semace faz uma comparação visual da tonalidade do material particulado expelido pelo escapamento com o da cartela.

No caso em que a fumaça apresenta cor mais branda, o automóvel está dentro dos padrões estabelecidos, que é de 20 e 40% da escala. Porém, se a cor for mais escura, o veículo é multado, pois se encontra nos percentuais de 60, 80 e 100%, proibidos pela legislação.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov