Semace participou de solenidade em comemoração aos 70 anos da Flona do Araripe-Apodi

5 de maio de 2016 - 16:05

Qui, 5 de maio de 2016, 16h05

Dia 2 de maio se comemorou 70 anos de criação da Floresta Nacional (Flona) do Araripe-Apodi, a primeira do Brasil. Na oportunidade, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por maio da Diretoria Regional do Crato (Dicra), marcou presença na solenidade festiva. Representando a autarquia estiveram Anderson Santos, Geryslandia Grangeiro e Rosane Morais.

A Flona é gerenciada atualmente pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Sua criação ocorreu com o propósito de manter as fontes de água do semiárido e barrar o avanço da desertificação no Nordeste. A unidade de conservação possui quase 39 mil hectares e ocupa partes dos municípios cearenses de Santana do Cariri, Crato, Barbalha, Missão Velha e Jardim.

Ela está localizada em uma área de transição de ecossistemas que envolve fragmentos de Mata Atlântica e de Cerrado em meio à Caatinga. As chapadas do Araripe e do Apodi, que dão nome para a floresta, são conhecidas como duas grandes cisternas que captam as águas durante a estação das chuvas, liberando-as para a flora, fauna e populações sertanejas durante o resto do ano.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov

Foto: George Macário

Foto: George Macário