Semace promove ação em Quixadá para reforçar a adesão ao CAR

12 de abril de 2016 - 11:43

Ter, 12 de abril de 2016, 11h43

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) vem recebendo por parte da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) uma atenção especial. Semanalmente a autarquia está realizando ações conjuntas com prefeituras, instituições não governamentais, organizações de classe etc. Hoje (12), as técnicas da Diretoria Florestal (Diflo) da Semace, Jaine Cubas e Marcela Mendonça, estão reunidas na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Quixadá promovendo um treinamento dirigido a diversos atores sociais e representantes do poder municipal.

Dirigentes do sindicato já estiveram na sede da Semace em meados de março participando de um minicurso para tirar dúvidas de como acessar o Sistema do CAR (SiCAR) 2.1 e sobre georreferenciamento. Na época, o vice-presidente do sindicato, Júnior Ramires,informou que a ideia é atender não só aos 8 mil agricultores filiados, mas todos os pequenos proprietários ou posseiros de terra com até quatro módulos fiscais que os procurarem.

Para a técnica da Semace, Tereza Farias, a experiência está sendo bastante positiva. Semana passada, ela e Marcela Mendonça participaram de uma ação conjunta com os representantes do sindicado e posteriormente com a Secretaria de Agricultura de Quixadá. Durante a reunião, foi reiterada a necessidade de participação de todos para atender aos agricultores com área de até quatro módulos fiscais.

Contato para informações sobre o CAR

A Semace disponibiliza para o público externo dois canais de comunicação para atendimento e dúvidas. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (85) 3264-8117 ou através do e-mail duvidas.carce@semace.ce.gov.br. As ligações devem ser efetuadas em dias úteis, das 8 às 12h e das 13 às 17 horas.

O Cadastro Ambiental Rural é um registro eletrônico do Ministério do Meio Ambiente (MMA) obrigatório a todos os imóveis rurais. Sua finalidade é obter informações ambientais georreferenciadas referentes à situação das áreas de preservação permanente (APP), reservas legais, florestas, remanescentes de vegetação nativa, áreas de uso restrito e espaços consolidados das propriedades e posses rurais no Brasil. Com base nos dados recebidos, a ideia é fomentar e criar estratégias para controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do país, bem como realizar um planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

Fhilipe Augusto