Projeto e estudo ambiental de centrais eólicas serão apresentados à população em Amontada

25 de abril de 2016 - 15:22

Seg, 25 de abril de 2016, 15h25

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) presidirá nesta quarta-feira (27), em Amontada, audiência pública referente ao licenciamento ambiental das Centrais Geradoras Eólicas (CGEs) Amontada 1, 2 e 3. Na oportunidade, o público poderá conhecer o projeto do empreendimento e os detalhes do estudo ambiental. O evento acontecerá na Prefeitura Municipal, a partir das 9 horas.

Os parques eólicos são de responsabilidade da empresa Atiaia Energia S.A. e têm como finalidade produzir energia. A área total do empreendimento possui 1.399 hectares (há), ficando a 1,5 km da sede do município. A potência total instalada para geração de energia será de 78,2 megawatts (MW) nas três centrais, somando 46 aerogeradores.

Estão dentro da área de influência direta do empreendimento as localidades de Cipoal, Fazenda Boa Esperança, Assentamento Tanques, Embira, Agroisa e Vila Jaçanã, além, é claro, da população residente na área do empreendimento – Fazenda Amontada.

Audiência pública

A audiência pública tem por finalidade apresentar o projeto do empreendimento objeto do licenciamento ambiental e do seu estudo ambiental para a população, esclarecendo dúvidas e recolhendo críticas e sugestões. É necessária a participação popular, principalmente das comunidades diretamente envolvidas.

Antes de sua realização, a Semace promove a divulgação do evento através de veículos de comunicação, comunidades afetadas direta ou indiretamente e órgãos públicos. Após sua realização e conclusão da análise do estudo, a equipe multidisciplinar da autarquia emite um parecer técnico para apreciação e votação do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema) sobre a emissão da licença ambiental.

Serviço:
Audiência Pública
– Data: 27 de abril de 2016
– Local: Auditório da Prefeitura Municipal, Av. General Alípio dos Santos, nº 1343, Centro, Amontada-CE
– Horário: 9 horas

Fhilipe Augusto