Superintendente e servidores da Semace participam de seminário sobre energia heliométrica

15 de março de 2016 - 14:02

Ter, 15 de março de 2016, 13h59

Está acontecendo hoje (15), em Brasília, o seminário “Sugestões de Diretrizes para a Adequação do Licenciamento Ambiental – o caso das Heliotérmicas”, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA). Na oportunidade, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) está representada pelo seu titular, José Ricardo Araújo, e os servidores Alexandre Pinto e Wilker Sales, que trabalham no licenciamento de projetos energéticos.

O evento tem como finalidade produzir conteúdo para a criação de um manual que integre requisitos específicos de impacto ambiental de sistemas heliotérmicos nos processos de licenciamento ambiental no Brasil. A ideia é que esse documento possa nortear as decisões das instituições ambientais em nível federal e estadual.

Desde 2013 que o MCTI e a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável vêm desenvolvendo ações do Projeto Energia Heliotérmica, que visa criar pré-requisitos para aplicação e disseminação da geração de energia oriunda desse tipo de matriz no país.

Saiba mais sobre energia heliotérmica

O processo para a geração de energia heliotérmica usa o acúmulo do calor proveniente dos raios solares e refletidos através de espelhos, concentrando-se em um único ponto, onde há um receptor. Assim, uma grande quantidade de calor é acumulada e pode ser utilizada em processos industriais que necessitem de altas temperaturas, bem como para a produção de eletricidade.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov