Solenidade de abertura da Festa Anual das Árvores conta com apresentação do coral da Semace

21 de março de 2016 - 16:25

Seg, 21 de março de 2016, 16h20

O Parque do Cocó recebeu na manhã deste domingo (20) a programação de abertura da Festa Anual das Árvores, promovida pela Secretaria do Meio Ambiente. O evento contou com a presença do governador Camilo Santana, do titular da Semace José Ricardo Araújo, do prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio e do secretário de Meio Ambiente Artur bruno. O Coral Verdes Vozes desta Superintendência foi uma das atrações.

Durante a festa foram inauguradas algumas reformas e melhorias feitas no Parque. O governador Camilo Santana ao lado do secretário Artur Bruno anunciou o Plano Estadual de Florestamento e Reflorestamento, que faz parte do Programa “Ceará Mais Verde”, promovido pelo Governo do Ceará.

Camilo informou que seu Governo está “finalizando a regulamentação do Parque, ajustando e complementando as questões técnicas e jurídicas para que possamos fazer tudo com muita zelo e responsabilidade”. O gestor também percorreu 1,3 km de trilha no Parque e inaugurou o retorno da navegabilidade do Rio Cocó, saindo da ponte da Avenida Sebastião de Abreu até a Av. Engenheiro Santana Júnior.

Na ocasião, foi assinado o projeto de lei para criar do Programa de Valorização das Espécies Vegetais Nativas. Dois acordos de cooperação técnica entre Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Federação do Comércio de Bens, Serviço e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE) e Federação das Indústrias foram firmados.

Festa Anual das Árvores

A Festa Anual das Árvores é realizada anualmente na última semana do mês de março, coincidindo com o período chuvoso no Nordeste. A festa acontece em parceria com os municípios cearenses, ONG’s, universidades, escolas e entidades privadas. Na ocasião são realizadas diversas atividades em todo o estado com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância das árvores para o equilíbrio da vida no planeta. Este ano, além de Fortaleza, outros 44 municípios realizam o evento em parceria com a Sema.

A cada ano é escolhido um tema para direcionar os trabalhos da Festa Anual das Árvores que neste ano, reforça a necessidade de preservação da Mata Ciliar. A edição deste ano foi feita em parceria com a Semace, Cagece, Prefeitura de Fortaleza, Embaixada Mundial dos Ativistas pela Paz e Incra.

Fhilipe Augusto

*Com informações do Governo do Ceará