Proposta para criação de unidade de conservação é apresentada ao CBH do Rio Acaraú

18 de março de 2016 - 15:56

Sex, 18 de março de 2016, 15h59

Em reunião do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Acaraú, realizada nesta quinta-feira (17), na cidade de Meruoca, o diretor regional da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) em Sobral, Ulisses Costa, apresentou aos integrantes do colegiado uma proposta elaborada por ele para a criação de uma unidade de conservação (UC) na Serra das Matas, localizada nos municípios de Monsenhor Tabosa, Tamboriu e Catunda.

Segundo Costa, em seu estudo preliminar foram levados em consideração diversos fatores relevantes para a criação de uma unidade de conservação, como a área, localização, fitoecologia (estudo da ecologia de plantas), geologia, geomorfologia, unidades geoambientais, clima e solos. O Diretor da Semace informou que encaminhará a proposta para a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), responsável pelas UC’s estaduais.

Os membros do Comitê se comprometeram de promover uma mobilização na região proposta para a unidade, através de rádio, audiências públicas, abaixo-assinados, dentre outros mecanismos, para que a área seja contemplada com uma unidade de conservação.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov