Coral Verdes Vozes da Semace é uma das atrações na abertura da Festa Anual das Ávores

18 de março de 2016 - 16:11

Sex, 18 de março de 2016, 16h11

No próximo domingo (20), a partir das 8h, no Parque do Cocó, em Fortaleza, ocorrerá a abertura da Festa Anual das Árvores, promovida pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema). Na ocasião, o Coral Verdes Vozes da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) será uma das atrações programadas para a solenidade, que contará com a presença do governador Camilo Santana, o prefeito Roberto Cláudio, o titular da Semace José Ricardo Araújo e o secretário do Meio Ambiente Artur Bruno.

Durante o evento será lançado o Plano Estadual de Florestamento e Reflorestamento, dentro do Programa Ceará Mais Verde, promovido pelo Governo do Estado, contendo ações estratégicas para a redução do desmatamento. Serão inaugurados 11 novos equipamentos no Parque Estadual do Cocó, inclusive o retorno da navegabilidade pelo rio. Estarão presentes o governador Camilo Santana, o prefeito Roberto Cláudio, o secretário do Meio Ambiente Artur Bruno e várias autoridades. A Festa Anual das Árvores terá atividades, com apoio da Sema, em 45 municípios (clique aqui e veja a programação).

O Projeto de Florestamento e Reflorestamento abrangerá áreas no entorno das nascentes, da mata ciliar e de topos de morros (APPs), localizados nas bacias hidrográficas do Estado. As primeiras localidades contempladas serão o rio Cocó (Região Metropolitana de Fortaleza), açude Pacoti-Riachão, riacho Ipuçaba (Ipu), rio Pacoti (Serra de Baturité) e açude São José II (Piquet Carneiro). Na oportunidade, também será realizada a assinatura de termoS de cooperação entre Sema, Fiec e Fecomércio, para viabilizar ações, programas e projetos voltados para o florestamento e reflorestamento no Estado do Ceará.

O Ceará conta com 11 viveiros de mudas – nove viveiros foram cedidos a municípios do interior do estado. Dois estão funcionando plenamente no Parque Estadual Botânico, em Caucaia e na Apa da Serra de Baturité com capacidade de produção de 40 mil mudas (cada) anualmente. Serão criados três novos viveiros: Parque do Cocó, Apa da Bica do Ipu e Parque Estadual Sítio Fundão, no Crato. O objetivo a chegar à produção de quase um milhão de mudas anuais até 2019.

Inaugurações no Parque do Cocó

O novo calçadão do Parque do Cocó, com 1.200 metros, conta agora com sinalização e iluminação para caminhadas e cooper. Será inaugurado o Cine Cocó, com 80 lugares, voltado para palestras, encontros e simpósios sobre educação ambiental.

Cadeirantes e deficientes visuais serão beneficiados com a inauguração da rampa de acessibilidade, de 200 metros (piso podotátil). As trilhas e pontes serão revitalizadas, com sinalização educativa e informativa para os usuários do Parque do Cocó. As principais árvores nativas e exóticas serão identificadas em pedras cariri.

A volta da navegabilidade é um dos atrativos. Acontecerá a inauguração dos passeios de barcos, saindo da ponte da avenida Sebastião de Abreu até a Santana Júnior. Já o novo parquinho voltado para público menor de 12 anos estará em pleno funcionamento no domingo. Será inaugurado, também, o novo paisagismo no entorno do anfiteatro.

Parceria com 45 municípios

A Festa Anual das Árvores será realizada em Fortaleza e noutros 44 municípios que fecharam parceria com a Secretaria do Meio Ambiente. A data, instituída pelo presidente da República, o cearense Castelo Branco, é comemorada anualmente, na última semana do mês de março, coincidindo com o período chuvoso no Nordeste, em parceria com os municípios cearenses, ONGs, universidades, escolas e entidades privadas.

“Considerando que o desmatamento é um dos principais problemas ambientais em nosso Estado e que o Ceará vive o período de uma das piores secas da história, o tema central do evento será a Mata Ciliar”, como explica o secretário Artur Bruno. O Governo do Estado, através da Sema, apoia a Festa com a doação de material educativo, distribuição de mudas nativas e disponibilização de técnicos para apoiar as ações municipais.

Fhilipe Augusto

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Sema