Agentes rurais e gestores estaduais passam por capacitação do CAR

7 de março de 2016 - 10:35

Seg, 7 de março de 2016, 10h35

Mais 20 pessoas passaram por capacitação a respeito do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e sobre o conteúdo do novo código florestal brasileiro. A ação, promovida pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Diretoria Florestal, em parceria com a Escola de Gestão Pública (EGP), ocorreu no período de 2 a 4 de março e atendeu a 10 gerentes de unidades de conservação estaduais e mais uma dezena de representantes de entidades de extensão rural que atuam sob a coordenação do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

O objetivo é fazer com que os participantes possam atuar como agentes multiplicadores em suas regiões de atuação, fomentando os agricultores a realizarem o seu cadastro no CAR, que tem prazo final no próximo dia 5 de maio. A ideia é que mutirões para cadastrar proprietários e/ou posseiros com área inferior a quatro módulos fiscais sejam realizados a tempo.

O curso teve carga horária de 24 horas. As técnicas da Semace, Andrea Limaverde, Jaine Cubas e Marcela Mendonça, foram as responsáveis por ministrar todo o conteúdo abordado no evento. O trio procurou métodos de ensino que contribuíssem para uma melhor assimilação do assunto.

Semace permanece orientando como realizar o CAR

A equipe da Diretoria Florestal da Semace continua o trabalho de orientação a pessoas que procuram a autarquia para tirar dúvidas sobre o CAR. Os interessados podem entrar em contato pelos telefones (85) 3101-5546 e 3264-8117 ou pelo e-mail duvidas.carce@semace.ce.gov.br.

Recentemente o Serviço Florestal Brasileiro do Ministério do Meio Ambiente lançou uma versão mais atualizada do SICAR, sistema utilizado para realizar o cadastro. Com a alteração, novos campos foram incluídos e é importante que o usuário preencha o maior número de dados possíveis, como localização da reserva legal, áreas de preservação permanente e demais itens exigidos.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov