Semace protocola 92 processos de carcinicultura em Jaguaruana

19 de fevereiro de 2016 - 13:52

Sex, 19 de fevereiro de 2016, às 13h40

O resultado faz parte da ação itinerante da autarquia visando promover a regularização de produtores de camarão em relação ao licenciamento ambiental.

O setor de licenciamento da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) comemora o resultado da ação itinerante realizada em Jaguaruana com objetivo de promover a legalização dos carcinicultores da região. Ao todo foram protocolados 92 processos de licenciamento ambiental referentes à carcinicultura. “Consideramos um sucesso a ação que envolveu nossa equipe de técnicos do setor de protocolo além de engenheiros de pesca, atuando em funções de atendimento e de vistorias técnicas nas áreas de produção, no intuito de facilitar a regularização dos empreendedores”, disse o diretor de licenciamento, Lincoln Davi.

Segundo Lincoln, durante a ação foram realizadas 30 vistorias técnicas em viveiros da região. “Desse resultado, que é equivalente a 1/3, nós observamos que ambientalmente boa parte estava em conformidade, fora de área de preservação permanente, e que era mais questão somente de entrar com o licenciamento na autarquia. Vimos que poucos deverão fazer alguns pequenos ajustes, porém nada grave”, informou ressaltando também que a grande maioria deixou para ir na quinta-feira (18), último dia da ação.

Um dos gargalos relatados pelo diretor da Semace foi a burocracia enfrentada pelos produtores em relação ao requerimento de posse do imóvel. “Muitos só vão conseguir esse documento na próxima semana”, disse.

Essa é a primeira vez que a superintendência promoveu o Semace Itinerante, objetivando ajudar os carcinicultores que precisam se regularizar em relação ao licenciamento ambiental. A ação, ocorrida no Centro de Referência de Assistência Social/Cohab de Jaguaruana, de 16 a 18 de fevereiro, foi divulgada com antecedência nos meios de comunicação. O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Jaguaruana.

Ana Luzia Brito