Jaguaruana terá serviço itinerante da Semace para produtores de camarão

12 de fevereiro de 2016 - 13:51

Sex, 12 de fevereiro de 2016, às 13h30

O objetivo é promover a regularização da atividade de carcinicultura em relação ao licenciamento ambiental. 

Em continuidade à operação Mutirão da Legalização da Carcinicultura realizada em novembro em Jaguaruana, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) irá enviar na próxima segunda-feira (15) técnicos do setor de licenciamento para o município com o intuito de prestarem auxílio aos produtores de camarão que necessitam se regularizar diante do licenciamento ambiental. O esforço da autarquia irá possibilitar que os carcinicultores saiam da clandestinidade, se regularizando em relação à legislação ambiental, e assegurar a sustentabilidade da região que possui cerca de 400 produtores.

“Estamos muito contentes com a ação itinerante da Semace, principalmente por ser a primeira vez que a autarquia deslocará seu corpo técnico com a possibilidade desses produtores darem entrada no licenciamento sem precisarem ir até à sede localizada em Fortaleza. É uma excelente oportunidade para os empreendedores de uma atividade considerada crescente naquela região”, disse o diretor de licenciamento da Superintendência, Lincoln Davi. Segundo ele, uma equipe formada por seis técnicos irá se dividir para tirar dúvidas, protocolar procedimentos e fazer vistorias proativas nas áreas de produção.

Ainda de acordo com Lincoln, na semana passada, em um único dia, a Superintendência protocolou o total de 70 processos referentes à atividade de carcinicultura em Jaguaruana. “Se em um único dia alcançamos esse excelente resultado com os empreendedores vindo até a nossa sede, imagina quando estivermos no municípios deles, com toda estrutura de apoio e comodidade”, analisa o gestor em relação à ação itinerante.

Os técnicos da Semace estarão disponíveis exclusivamente para o atendimento aos empreendedores da atividade de carcinicultura, de segunda-feira (15) à sexta-feira (19), durante os turnos da manhã e tarde, na Escola Profissionalizante Francisca Rocha Sobrinho. O mutirão conta com o apoio da prefeitura local e da Associação Cearense dos Criadores de Camarão. A ação atende ao Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta, com o Ministério Público do Estado, firmado em 29 de julho de 2015.

Serviço

Mutirão da Legalização da Carcinicultura – Semace Itinerante
Data: 15 a 19 de fevereiro de 2016
Hora: das 9h às 17h.
Local: Escola Profissionalizante Francisca Rocha Sobrinho – Rua João Celedônio Sobrinho, s/n, município de Jaguaruna.

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov