Sesa promove treinamento de combate ao Aedes aegypti para técnicos da Semace e Sema

12 de janeiro de 2016 - 18:19

Ter, 12 de janeiro de 2016, às 18h00

Técnicos da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) receberam na tarde desta terça-feira (12) treinamento de agentes da Secretaria da Saúde para combater o mosquito Aedes aegypti, causador da dengue (quatro tipos), da chikungunya e da zika. O evento ocorreu na sede da Semace. “A finalidade dessa capacitação é repassar para todos os funcionários do Sistema Estadual do Meio Ambiente, que entram em campo e atuam em diversos municípios, bem como os gerentes de unidades de conservação, como eles poderão contribuir para controlar a proliferação do mosquito no Estado do Ceará”, informou o diretor administrativo-financeiro da Semace, Ivan Botão.

“Todos estamos suscetíveis a essas doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti”, disse o agente sanitarista da Sesa, Luiz Osvaldo. Na ocasião, o técnico fez uma apresentação mostrando particularidades do mosquito e a sua proliferação ao longo de décadas. “Há 30 anos lutamos contra o mosquito e há 10 lutamos contra epidemias grandes. Só nos últimos oito anos tivemos umas quatro epidemias. Nossa situação atual é grave. É a nossa segunda maior epidemia de dengue registrado no estado”, revelou o técnico da Sesa.

Segundo o técnico da Sesa, é preocupante a incidência do zika já que ele pode causar a microcefalia durante a gestação. “O prognóstico para 2016 é bem ruim, os dados epidemiólogo em relação à doença é preocupante e por isso a nossa preocupação em fazer várias parcerias com diversos órgãos, além de conscientizar a população sobre o assunto”, observou.

Além da parte teórica o treinamento proporcionou também a parte prática. Os técnicos dos dois órgãos foram orientados pelos agentes sanitaristas da Sesa à identificar possíveis focos em instalações da autarquia.

A capacitação faz parte da campanha que prevê o contato direto de técnicos da Semace e Sema com multiplicadores de informação, em todo o estado, e do decreto que estabelece o comitê estadual e de brigadas para liderar campanhas e articular medidas preventivas, de sensibilização, no sentido de ajudar os municípios a terem subsídios para combater o mosquito.

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação da Semace

Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov