Semace cria novo sistema para consumidores de matéria-prima florestal

7 de janeiro de 2016 - 15:24

Quin, 07 de janeiro de 2015, às 14h50

No intuito de oferecer serviços de qualidade para o cidadão, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente, por meio da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec), passou a disponibilizar nesta quarta-feira (06) um novo Cadastro de Consumidor de Matéria Prima. “Com a nova solução, os empreendedores do estado do Ceará terão segurança e celeridade ao se cadastrarem no sistema. O procedimento irá otimizar o cadastro estadual de consumidores de matéria-prima de origem florestal, facilitando para a autarquia as informações das ações dos recursos florestais do estado”, informou o diretor da Ditec, Italo Solon.

Com a ferramenta, o empreendedor deverá acessar o site NATUUR (http://natuur.semace.ce.gov.br), cadastrar um login e senha para acesso, informar seus dados cadastrais, preencher os dados do cadastro de consumidor florestal, e em seguida imprimir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) para pagamento. Após o pagamento, o sistema está apto para gerar o certificado para o interessado. Para facilitar o acesso ao sistema, a Semace produziu o Manual do Usuário – Cadastro de Consumidor de Matéria Prima, disponível em PDF. Qualquer dúvida, o cidadão também poderá entrar em contato com a Diretoria Florestal da superintendência, através dos contatos: (85) 3264.8137 (Luciana) ou (85) 3101.5516 (Decotê).

A Semace é o órgão responsável pela execução da política florestal do Estado do Ceará e considera como informação estrategicamente prioritária o levantamento dos estabelecimentos consumidores de matéria-prima de origem florestal. Dentre as estratégias de ação da autarquia destacam-se: Identificar o universo de estabelecimentos consumidores, utilizadores, comerciantes e produtores de matéria-prima de origem florestal obrigados legalmente a registrarem-se no respectivo Cadastro Estadual; realizar o levantamento e cadastramento das pessoas físicas ou jurídicas que utilizem, beneficiem, transforme, comercializem ou consumam produtos de origem florestal.

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov