Mais servidores da Semace participam de curso para uso de sistema de informação geográfica

26 de janeiro de 2016 - 10:13

Ter, 26 de janeiro de 2016, 10h13

Um grupo de 15 pessoas, formado por gestores e fiscais da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), participou, no período de 18 a 22 de janeiro, da segunda edição do curso básico de Análise Espacial Aplicada ao Licenciamento e Fiscalização Ambiental. Com carga de 40 horas, as aulas foram ministradas na Escola de Gestão Pública do Ceará. O objetivo do curso foi treinar os profissionais para o uso de um sistema de informação geográfica na elaboração e análise de mapas simplificados que auxiliem no trabalho de fiscalização e licenciamento ambiental da autarquia.

Os participantes tiveram acesso a conteúdos sobre configurações e aplicabilidades da versão 2.10 do QGIS, além de complementos e plugins que podem auxiliar e melhorar a funcionalidade do programa. Nas ações planejadas para execução do software, os participantes treinaram a demarcação de áreas protegidas por lei, como por exemplo reservas legais em propriedades rurais, zonas de amortecimento a partir das delimitações das unidades de conservação etc.

Definição de áreas de preservação permanente (APP) ao redor de recursos hídricos, de acordo com o que prega o novo Código Florestal, informações sobre APP’s de declividade e topos de morro a partir do Modelo Digital de Terreno (MDT) são ações que também constam no cronograma da capacitação.

Para finalizar o curso, o instrutor Ulisses Costa, que é fiscal ambiental da Semace e atual diretor da Regional de Sobral, organizou um estudo de caso das áreas de preservação permanente da zona urbana de Sobral. Costa é graduado em saneamento ambiental e mestre em geografia pela Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Fhilipe Augusto
Twitter: @Semace