Mais da metade do território cearense é de floresta

11 de dezembro de 2015 - 17:06

Sex, 11 de dezembro de 2015, 16h25

Em um milhão de hectares, cerca de 60% é de floresta no estado do Ceará. A informação foi dada pelo Serviço Florestal Brasileiro que apresentou nesta sexta-feira (11) o novo Inventário Florestal do Ceará na sede da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Na abertura da oficina sobre o estudo, o superintendente da Semace, Ricardo Araújo, falou sobre a importância da pesquisa, ressaltando também a parceria com o SFB. “O que diferencia esse inventário é a metodologia utilizada em todo Brasil, aprovada pelo Serviço Florestal Brasileiro, e que visa a questão social relacionando o bioma Caatinga, juntamente com amostras de solos em nossas unidades de conservação. Hoje podemos dizer que o estado do Ceará tem informações de sua vegetação, especialmente para traçar políticas públicas e fazer novos planejamentos de manejo dessas áreas”, disse.

De acordo com o Diretor de Pesquisa do Serviço Florestal Brasileiro e coordenador do Inventário, Joberto de Freitas, o estado se destaca por sua extensão vegetação que se caracteriza pelo bioma Caatinga, principal tipologia. “O Ceará é um estado florestal com uma coberta vegetal de 57%, e temos trabalhado pra ver se é mais do que isso. O inventário é um instrumento de gestão que facilita trabalhar cirurgicamente essas informações além de promover o uso sustentável e ampliação da floresta através da conservação. Quanto mais informações fomentada para o que a Semace faz, melhor será a intervenção da superintendência em relação aos recursos florestais do estado”, informou.

Segundo o inventário, a coleta de dados ocorreu em 457 locais de estudo, incluindo adensamento em UCs do estado. O estudo identificou 776 espécies vegetais e 346 espécies de árvores. O marmeleiro (Croton blanchetianus) foi a espécie arbórea mais abundante. Já a carnaúba (Copernicia prunifera) foi a espécie mais abundante em áreas fora da floresta, seguida da jurema-preta (Mimosa tnuiflora), correspondendo 34% e 7%, respectivamente.

Como uma das funções socioambientais das florestas, a pesquisa realizou 1.034 entrevistas com moradores do meio rural, com o objetivo de conhecer os usos que fazem do recursos florestais. De acordo com o estudo, 74% dos entrevistados afirmaram utilizar algum serviço da floresta, destacando o abrigo para animais domésticos e também os usos para manutenção da saúde e para proteção contra ventos.

O inventário é baseado na coleta de dados sobre a qualidade e condição das florestas, em cerca de 16.000 amostragem, a cada 20 km. As informações coletadas representam uma oportunidade de conhecimento a respeito dos estoques e da biodiversidade dos recursos florestais e sua importância para as comunidades rurais, servindo de suporte e orientação para os governos e a sociedade no desenvolvimento de políticas de manejo e conservação das florestas. No Ceará, a mais recente pesquisa foi realizada há 20 anos.

A oficina sobre o inventário contou com a presença do corpo técnico da Semace, do secretário estadual do Meio Ambiente (Sema), Artur Bruno, além de técnicos da secretaria e de outros órgãos ligados ao tema. Na ocasião, o estudo foi debatido entre os participantes.

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov