Semace multa motoristas que poluem o ar com fumaça negra

16 de novembro de 2015 - 16:57

Seg, 16 de novembro de 2015, 16h50

Três operações foram realizadas em corresdores come tráfego intenso de veículos movidos a óleo diesel

Oito veículos foram multados pelos técnicos da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), nas mais recentes operações do Programa de Combate à Fumaça Negra, realizadas entre 10 e 12 passados. As blitze foram realizadas em três corredores com tráfego intenso de veículos movidos a óleo diesel, nos bairros Serrinha, Messejana e Conjunto José Walter. Foi analisada a emissão de fumaça de 322 veículos, entre caminhões, ônibus, vans, caminhonetes e carros esportivos (fora da estrada), numa média de 107 vistorias por operação. O controle do tráfego no local e a abordagem dos motoristas tiveram o apoio da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC).

Na blitz, os ficais da Fumaça Negra fazem a observação visual da poluição causada pelo veículo. Eles analisam a cor da fumaça que sai do cano do escapamento para a atmosfera, utilizando uma cartela de cinco cores, que vai do cinza claro ao preto total. Os motoristas cujos veículos não passam na escala de Ringelmann Reduzido, são multados pela Semace, com valores que variam de R$ 1.459,14 a R$ 5.836,56, de acordo com o negrume da fumaça.

Para os motoristas que comparecem à Semace (Rua Jaime Benévolo, 1430 (Fátima), no prazo de 15 dias, e comprovam a redução da emissão de fumaça ao nível tolerável, tem a multa reduzida a 50% do valor.

Alberto Perdigão
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov