Reuso industrial da água é debatido em palestra promovida pela Semace

24 de novembro de 2015 - 15:51

Ter, 24 de novembro de 2015, 15h35

“A ideia é exatamente abrir a discussão de pontos que podem ser utilizados para dispormos mais de água no Ceará”, disse o engenheiro químico da multinacional GE Water & Process Technologies, Osvaldo Dib, em referência à metodologia aplicada em sua palestra sobre reuso industrial da água, realizada nesta terça-feira (24) na Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Na ocasião, o palestrante discorreu sobre o assunto pontuando experiências implantadas pela empresa que representa: “Nosso objetivo não é vender nada, mas sim disseminar novas ideias que são aplicadas em outros países, como o caso da Califórnia que, diante da seca impôs racionamento pela primeira vez”, explicou.

Durante suas explanações, além do reuso industrial da água, Dib pontuou itens tais como capacidade hídrica de reservatórios, desperdício de água, tratamento de efluentes gerados por fontes poluidoras, processos químicos, energia, lixo e dessalinização. Ele destacou o papel da participação da comunidade para a conscientização das questões voltadas para o reuso. “A comunidade precisa participar. Cada uma tem peculiaridades que precisam ser respeitadas. Isso inclui a científica, de órgãos, dentre outras que precisam participar com ideias e críticas voltadas para soluções. O reuso é uma coisa que será realidade no futuro e temos que nos preparar para saber lidar com isso”, alertou.

Após sua apresentação, o momento foi aberto para esclarecimentos de dúvidas e debate sobre a temática em questão. Na oportunidade, técnicos da Semace, Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Companhia de Água e Esgoto do Estado, Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, Secretaria de Recursos Hídricos, Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos e Universidade Federal do Ceará estiveram presentes no evento e interagiram com o palestrante.

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov