Encontro discute soluções de esgotamento sanitário em municípios do Semiárido

19 de novembro de 2015 - 10:57

Qui, 19 de novembro de 2015, 10h58

Uma reunião técnica discutiu nesta quarta-feira (18) soluções de esgotamento sanitário em municípios do Semiárido no âmbito do estudo Atlas Brasil de Despoluição de Bacias Hidrográficas: Tratamento de Esgotos Urbanos. O encontro ocorreu em Fortaleza, na Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). Atendendo ao convite da Agência Nacional de Águas (ANA), a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) esteve presente e foi representada pelo gerente de Controle Ambiental, Carlos Alberto Mendes, e os articuladores Wasley Pinheiro e Lídia Torquato.

O encontro teve como finalidade a aquisição de conhecimento pelos participantes a partir do compartilhamento de experiências entre as companhias estaduais e instituições com vivência na região do Semiárido, de forma a identificar ações necessárias à viabilização de alternativas técnicas que resultem na melhoria das condições de saneamento básico para a garantia da qualidade da água de seus corpos receptores.

Durante a reunião, foram discutidos os seguintes temas: empecilhos à outorga e licenciamento de estações de tratamento de esgoto no semiárido; dificuldades e alternativas para o tratamento de esgoto; tecnologias adequadas para tratamento de esgotos; e identificação de atores e estratégias para viabilização do reuso agrícola de água no Semiárido Brasileiro.

Além disso, duas rodadas de discussões foram promovidas. A primeira teve o intuito de visualizar ações necessárias à viabilização/regulamentação das alternativas identificadas. A outra, buscou atuar nas dificuldades para tratamento de esgotos no Semiárido e as alternativas já utilizadas pelas companhias estaduais de saneamento básico.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov