Colaboradores da Semace assistem palestra sobre prevenção ao câncer de próstata

30 de novembro de 2015 - 15:12

Seg, 30 de novembro de 2015, 15h11

Os colaboradores da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) assistiram na manhã desta segunda-feira (30) uma palestra sobre os cuidados que os homens devem ter com sua saúde, especialmente para evitar o câncer de próstata. O evento foi organizado em virtude da campanha Novembro Azul, comemorado mundialmente nesse período com a finalidade de conscientizar o público masculino da importância dos cuidados com a saúde.

A especialista em cardiopatia e hemodinâmica, Bia Silveira, foi a responsável por proferir a palestra. De acordo com ela, o câncer de próstata é o resultado de uma multiplicação desordenada das células da glândula. Em 95% dos casos a doença aparece em um estágio já avançado, pois no início ela não apresenta indícios.

Em virtude dessa complicação de perceber o surgimento do câncer, Bia ressaltou a importância dos homens realizarem frequentemente os exames que ajudam a diagnosticar qualquer alteração na próstata. “O indicado é que todos façam periodicamente a partir dos 45 anos. Seja a cada seis meses ou anualmente”, disse a palestrante.

Homens com mais de 65 anos e que já tiveram em sua família casos de câncer de próstata têm 50% a mais de chance de desenvolver a doença. Contudo, o estilo de vida pode contribuir para prevenir o surgimento de alterações na glândula. Segundo Bia Silveira, é preciso evitar “uma alimentação inadequada a base de gordura animal e pobre em frutas, legumes e grãos”.

Durante a palestra foram apresentados alguns sintomas do câncer de próstata, como por exemplo: sensação de bexiga não vazia, mesmo após urinar; dor nos testículos; sensação de dor na parte baixa das costas ou na pélvis; problema com ereção; urinar em gotas ou jatos sucessivos; sangue na urina ou no esperma entre outros.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov