Abatedouros fiscalizados na Operação Linha Vermelha já iniciaram regularização junto à Semace

10 de novembro de 2015 - 11:38

Ter, 10 de novembro de 2015, 11h39

Três abatedouros de animais vistoriados e notificados pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) durante a Operação Linha Vermelha, realizada nos meses de setembro e outubro, já buscaram a autarquia para regularizarem sua situação ambiental. A maioria do 27 estabelecimentos fiscalizados apresentaram irregularidades no tocante à falta de licenciamento, disposição inadequada dos resíduos e/ou poluição.

O município de Frecheirinha foi o primeiro a obter sua licença de operação legalizando o funcionamento do seu matadouro público. O documento foi emitido na última segunda-feira (9), após a Gerência de Controle Ambiental (Gecon) da Semace realizar vistoria no local e constatar que o espaço está atendendo às normas vigentes. Os outros dois abatedouros que já solicitaram regularização na Superintendência são os de Forquilha e Hidrolândia.

Um equipamento desse tipo para funcionar deve atender alguns padrões estipulados pela legislação. No processo de licenciamento ambiental é analisado se ele está localizado fora de centros urbanos, é possuidor de estrutura que evite a contaminação do solo e dos recursos hídricos, contém equipamentos que não gerem maus tratos aos animais, entre outros.

Operação Linha Vermelha

Teve como finalidade fiscalizar abatedouros e matadouros públicos e privados nos 29 municípios da macrorregião Sobral/Ibiapaba. Ao todo, 27 estabelecimentos foram fiscalizados, o que resultou no embargo de oito, na emissão de 18 autos de infração e cinco notificações.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov