12 veículos flagrados pela Semace emitindo fumaça em excesso em Fortaleza

26 de novembro de 2015 - 15:58

Qui, 26 de novembro de 2015, 15h58

Três vias de fluxo intenso de veículos movidos a diesel em Fortaleza foram escolhidas pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) para realizar blitze do Programa de Combate à Fumaça Negra. As ações ocorreram na Rua Professor Glauco Lobo e nas avenidas José Bastos e Vicente Linhares, de terça-feira (24) a hoje (26). Doze veículos foram multados por excesso de fumaça. Passaram pela vistoria nesses três dias 325 carros.

A Semace adota a escala de Ringelmann Reduzido para medir a intensidade de poluição gerada pelo automóvel. O teste é feito através da comparação da cor do material expelido no sistema de escapamento do carro com um dos cinco níveis da escala. Os dois primeiros, com cores mais brandas, indicam que a emissão de fumaça está dentro dos padrões. Já os três restantes de coloração mais escura, mostram que aquele veículo está circulando em desconformidade à legislação.

O programa tem como objetivo minimizar a poluição atmosférica gerada pela emissão de material particulado oriundo dos escapamentos dos automóveis movidos a diesel. Além disso, a Semace procura conscientizar os motoristas que a manutenção de seus veículos é fundamental para que este fique adequado às normas estabelecidas e, consequentemente, não polua o meio ambiente.

O valor do multa varia entre R$ 1.459,14 e R$ 5.836,56. Contudo, os responsáveis pelos veículos irregulares podem obter um desconto de 50%. Para que isso ocorra, é necessário que o carro passe por uma nova vistoria na sede da Semace, dentro de 15 dias, a contar da autuação. Caso se constate a sua adequação aos padrões, o proprietário do carro tem o benefício concedido.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov