Semace vistoria mais de 300 carros em blitze de combate à fumaça negra

26 de outubro de 2015 - 14:40

Seg, 26 de outubro de 2015, 14h41

Três municípios do interior do Ceará receberam blizte do Programa de Combate à Fumaça Negra, realizadas pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo), no período de 20 a 22 desse mês. As ações ocorreram em Crateús, Ipú e Canindé, respectivamente, e vistoriaram 307 veículos movidos a diesel, entre ônibus, caminhões, transportes alternativos, pick ups. Foram autuados por excesso de fumaça 14 automóveis.

Com a ocorrência sistemática das blitze, a Semace busca minimizar a poluição atmosférica ocasionada pelo material expelido pelos carros. Além disso, a equipe da autarquia tenta conscientizar os motoristas a ficarem atentos para a quantidade de fumaça. Para evitar essa contaminação do meio ambiente e prejudicar a própria saúde humana, a Superintendência aconselha aos responsáveis pelos automóveis que realizem com frequência a manutenção necessária no motor.

O teste para verificar a quantidade de fumaça emitida pelo veículo é feita com a escala de Ringelmman Reduzida. Composta por cinco cores, que variam do cinza claro ao preto total, a medida é utilizada de maneira a comparar a cor do material expelido pelo veículo com um dos seus índices. Os dois primeiros são considerados pela legislação dentro dos padrões. Porém, os três seguintes indicam que o carros está fumaçando acima do permitido e deve ser autuado. As multas aplicadas variam, de acordo com o grau de poluição, de R$ 1.459,14 a R$ 5.836,56.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov