Semace participa de audiência pública sobre saúde dos trabalhadores de postos de combustíveis

9 de outubro de 2015 - 14:20

Sex, 09 de outubro de 2015, 14:10

Os riscos à saúde dos profissionais de postos de combustíveis foi temática debatida em audiência pública na Assembleia Legislativa do Ceará, nesta quinta-feira (08). A reunião, requerida pelo deputado Sérgio Aguiar (Pros), foi promovida pela Comissão de Saúde e Seguridade Social da AL.

O momento foi uma oportunidade de discutir sobre os fatores que comprometem a saúde dos trabalhadores do segmento, além de alertar a sociedade para as questões em torno da problemática das condições do trabalho. Na ocasião, o titular da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) Ricardo Araújo Lima foi representado pelo gerente de Controle e Proteção Ambiental (Gecon), Carlos Alberto Magno, que discorreu sobre a competência da Autarquia em relação ao licenciamento de postos de gasolina no Estado e o empenho dos técnicos ao seguir as exigências da legislação ambiental.

Durante a reunião, Sérgio Aguiar anunciou que pretende apresentar projeto de lei que dispõe sobre a proibição do abastecimento de tanques de combustível além do travamento automático. A medida pretende evitar que frentistas e consumidores se exponham aos vapores da gasolina, que contém substâncias químicas prejudiciais à saúde, como o benzeno. “Queremos fornecer as melhores condições de trabalho para os frentistas do Estado do Ceará. O intuito é proteger não apenas os trabalhadores, que atuam diretamente na área de risco, mas os consumidores e de forma geral, a saúde pública como forma de preservar”, disse Aguiar.

Os malefícios causados pela substância benzeno, permitido na composição da gasolina, também foram pontos discutidos na audiência. O integrante da Comissão Nacional do Benzeno Alexandre Jacobina pontou sobre o componente em sua apresentação sobre exposição química em postos de gasolina de revenda de combustíveis a varejo.

Também estiveram presentes na audiência: os deputados Carlos Felipe (PCdoB), presidente interino da Comissão de Saúde e Seguridade Social da AL, e Elmano de Freitas (PT); André Sabóia, técnico da Gecon da Semace; Ardilis Arrais, presidente do Sindicato dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis do Ceará (Sinpospetro); Antônio José Costa, assessor de Economia do Sindipostos; Érico Bittencourt, da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Ceará (SRTE) e Luiz Arraes, da Federação Nacional dos Frentistas (Fenepospetro).

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov