Palestra sobre ressaca do mar abre programação da Semana do Servidor na Semace

26 de outubro de 2015 - 16:13

Seg, 26 de outubro de 2015, 16h12

A programação alusiva ao Dia do Servidor Público – comemorado em 28 de outubro – preparada pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Gerência de Recursos Humanos (Gereh), teve início na manhã desta segunda-feira (26), no auditório Régia Nântua, na sede da instituição. A primeira atração foi o Coral Verdes Vozes da autarquia. Em seguida, os colaboradores assistiram uma palestra sobre ressaca do mar, proferida pelo professor e geógrafo Davis de Paula.

A superintendente adjunta da Semace, Virgínia Adélia, recebeu o público falando do bonito papel do servidor público, que é atender às demandas da população. “Nós escolhemos uma profissão muito nobre, que é ser servidor público. Como o nome já diz, nosso dever é servir ao público”, disse Virgínia. Trazendo para a realidade da autarquia, a adjunta ainda ressaltou a dificuldade que é cuidar do meio ambiente para que ele esteja sempre preservado e protegido.

Logo depois, foi a vez do titular da Superintendência, José Ricardo Araújo, corroborar com o pensamento de sua colega e ressaltar a qualidade no atendimento. “Todos nós (servidores públicos) temos que atender ao público e bem. É tão bom quando a gente ver que deixamos uma pessoa feliz pela forma que o recebemos”. Araújo também reforçou a grande responsabilidade de trabalhar com o meio ambiente e classificou como “privilégio” atuar em uma área tão importante para a vida de todos.

Palestra

Após as boas vindas dos gestores da Semace aos seus colaboradores, foi a vez do professor Davis de Paula ministrar sua palestra sobre ressaca do mar. Segundo o geógrafo, esse fenômeno é um processo natural. O grande problema enxergado em sua ocorrência e possível destruição, segundo ele, são as ocupações irregulares que o homem promoveu à beira do mar. De Paula disse que 70% da população brasileira vive em regiões de zona costeira, concentrando 75% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Diversos fatores podem induzir a ressaca, que nada mais é do que o empilhamento de uma massa de água na costa, causando o sobre-elevamento do mar. Três componentes podem ocasionar a chegada desse fenômeno natural: ondas, maré e vento. Não há necessidade do trio estar junto para que ocorra. Cada um pode ser responsável. As consequências e intensidade devem variar de acordo com a região.

Davis de Paula informou que o litoral está mais vulnerável às ondas em decorrência da diminuição da quantidade de areia. Isso vem ocasionando a presença do mar nessas áreas e não o avanço dele, como muito se fala. O professor citou o caso da praia do Icaraí, no município de Caucaia-CE, bastante conhecido no Ceará.

Para finalizar sua palestra, o professor citou métodos e exemplo de obras rígidas que são feitas para tentar reorganizar a convivência com o mar. De acordo com ele, essas construções, quando bem medidas e executadas, podem resolver o problema naquela área específica, mas o levará aos litorais adjacentes. Ações também de recolocação de areia foram citadas como eficazes, já que elas vão devolvendo esse material para o mar e aos poucos reordenando.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov