Câmara Temática começa a definir pauta de discussão para o COEMA

22 de outubro de 2015 - 13:00

Novas propostas de debates para o Conselho Estadual do Meio Ambiente- Coema começaram a ser definidas pela Câmara Técnica Temporária, nesta quarta feira (21), na primeira reunião do colegiado, realizada na sede da Secretaria de meio Ambiente-Sema. Os nove membros presentes (do total de dez), elegeram o secretário da Sema, Artur Bruno, para o posto de presidente da Câmara e, para relator, o representante do Conselho Regional de Biologia, Newton Mota Gurgel. O superintendente da Semace, Ricardo Araújo, também integra o colegiado.

Durante o encontro, ficou acertado que a Câmara proporá os novos temas de discussão, em até cinco reuniões, cabendo a cada integrante a apresentação de pelo menos uma temática. Adiantando os trabalhos, o secretário defendeu a inclusão de dois temas: resíduos sólidos e mudanças climáticas. O representante da Federação da Agricultura do Estado do Ceará-FAEC, Henrique Torres, incluiu o Cadastro Ambiental Rural-CAR. Outros temas serão apresentados na próxima reunião da Câmara Temática, dia 9 de novembro, na Assembleia Legislativa.

Outra proposta da FAEC é a de que as discussões do Coema possam ser realizadas no interior do Estado, incluindo os segmentos da sociedade diretamente ligados aos temas. Uma primeira experiência pode ser feita com o CAR, que enfrenta o desconhecimento dos proprietários rurais. A ideia é realizar eventos do CAR, nas regiões Norte, Centr-Sul e Cariri. “Estamos atrasados com a (implementação da) Lei”, afirmou Torres. “Precisamos conscientizar e mobilizar os proprietários, que também precisam de apoio para se adaptar às regras”, completou.

Membros da Câmara Técnica

Artur José Vieira Bruno – (Sema)  – Presidente

Dep. Júlio Ceśar ( Assembleia Legislativa)

Henrique Torres ( Federação da Agricultura do Estado do Ceará – FAEC)