Tauá e Jaguaribe recebem capacitação sobre o Cadastro Ambiental Rural

29 de setembro de 2015 - 14:58

Ter, 29 de setembro de 2015, às 14h55

No município de Tauá, de 28 de setembro a 02 de outubro, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), em parceria com a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGP), promove uma capacitação relacionada ao Cadastro Ambiental Rural (CAR). A ação tem como objetivo formar multiplicadores naquela região, para que os mesmos possam auxiliar de forma gratuita os pequenos proprietários rurais (até quatro módulos fiscais) a se cadastrarem no CAR e divulgarem as questões relativas ao cadastramento.

A capacitação acontece no Instituto Federal do Ceará (IFCE) daquela região, das 08 às 17h, com técnicas da Diretoria Florestal (Diflo) da Semace ministrando palestras. O treinamento, que tem 40 horas/aula, é facilitado para o total de 20 técnicos de órgãos públicos ligados à temática.

Na sexta-feira (02) haverá mutirão de cadastramento, com isso os alunos irão auxiliar os produtores a se cadastrarem sobre a supervisão das instrutoras e engenheiras florestais da Semace Marcela Eberius e Jaine Cubas.

A mesma ação ocorreu no município de Jaguaribe, de 14 a 18 de setembro, contemplando também o total de 10 técnicos daquela região.

De acordo com a Diflo da Semace, com esses treinamentos sobe o número de municípios capacitados e juntamente o número de facilitadores para auxiliar os pequenos proprietários e posseiros rurais, os dados serão atualizados no site da Semace mensalmente, divulgando os municípios e quantidade de capacitados.

CAR

O CAR é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem como objetivo integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo a base de dados para controle, monitoramento e planejamento ambiental e econômico. O cadastro pode ser feito através do site: www.car.gov.br.

A Semace, assim como seus demais parceiros, auxiliam os empreendedores rurais e agricultores a se inscreverem no Sicar. A Diflo da Semace é a responsável em dar essa ajuda aos cidadãos. As dúvidas podem ser dirimidas através dos telefones (85) 3264-8117 ou (85) 3101-5546.

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov

 

Técnicos de Jaguaribe